SIGMUC BUSCA DIÁLOGO COM VEREADORES SOBRE DEMANDAS DOS GUARDAS MUNICIPAIS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

A diretoria do SIGMUC, vem dialogando com vários vereadores buscando debater temas importantes para os guardas municipais.

Na semana passada, o diálogo foi com o vereador Dalton Borba, que juntamente com o sindicato, vem cobrando a Administração Municipal sobre a entrega periódica e satisfatória dos equipamentos de proteção individual para os guardas municipais.

As respostas repassadas pela Administração Rafael Greca, aos questionamentos feitos pelo vereador, não condizem com a realidade vivenciada pelos guardas municipais na ponta, muito menos, aos comprovantes de entrega de equipamentos anexados em ação judicial que tramita em Vara da Fazenda Pública. Acompanhe abaixo a resposta oficial da Administração municipal, clicando aqui.

Esta semana, novas conversas com parlamentares estão programadas.

CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
Apesar dos guardas municipais não estarem recebendo os equipamentos de proteção individual de forma periódica e suficiente, e na grande maioria dos casos de contaminação, terem apresentado sintomas durante o exercício de suas atividades habituais, a Administração vem negando o nexo causal das CATs – Comunicações de Acidente de Trabalho.

O sindicato solicita que todos os guardas municipais em atividade, que contraíram a COVID-19, e tiveram a CAT INDEFERIDA, agendem atendimento com o departamento jurídico do sindicato.

STF
No início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 927/2020, que em um de seus artigos, dificultava o reconhecimento da contaminação por Covid-19 como acidente de trabalho. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a eficácia desse artigo.

A decisão em síntese, não significa dizer que automaticamente os casos de Covid-19 serão considerados acidente de trabalho, sendo necessário relacionar a causa da doença, as condições do ambiente e as medidas de proteção oferecidas.

Por isso, a análise é individual, caso a caso, mas é o empregador, neste caso, a Administração Municipal, que precisa comprovar que a contaminação não foi um acidente de trabalho.
Esta semana, novas conversas com parlamentares estão programadas.

Leia o Requerimento de Pedido de informações oficiais do Município

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias