Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O SIGMUC tomou conhecimento que, nessa quarta-feira, 26, a Prefeitura de Curitiba realizou uma cerimônia em alusão ao aniversário da Guarda Municipal. No entanto, além de não valorizar, de não homenagear verdadeiramente os GMs e de não reconhecer o trabalho dos servidores, o prefeito Rafael Greca se apropriou de conquistas da própria categoria para fazer seu discurso.

A direção do SIGMUC critica essa postura do gestor de Curitiba, que mostra total falta de respeito com os guardas municipais. A Prefeitura não fez nada para de fato comemorar o aniversário de 37 anos da instituição, apenas convocou “Amigos da Guarda” e proporcionou entrega de medalhas a pessoas que não contribuíram e não contribuem efetivamente para a Segurança Pública municipal.

Inclusive, não houve homenagens para nenhum guarda municipal que tem serviços relevantes prestados, que participou de ações bem-sucedidas ou que desempenhou trabalhos para o fortalecimento da instituição e da categoria.

Dessa forma, lamentamos profundamente mais uma situação vexatória da gestão Greca, que, chegou a ter a ousadia de utilizar em seu discurso questões como o PPA Participativo. Vale lembrar que a inclusão de projeto dos Guardas Municipais na votação do Brasil Participativo foi fruto de muita luta e mobilização da FENAGUARDAS, dos sindicatos filiados e dos próprios guardas municipais, sem nenhuma contribuição da Prefeitura de Curitiba.

Durante a solenidade, também foi falado sobre o destaque que o Governo Federal deu, recentemente, à importância da Polícia Municipal, outra pauta que é dos guardas municipais e não tem atuação da gestão Greca.

Por fim, mais uma vez, o prefeito fala em deixar o Plano de Carreira “sustentável”. Acontece que essa sustentabilidade, na verdade, representa o enterro da carreira dos GMs de Curitiba. O projeto enviado à Câmara por Greca é um enorme retrocesso e, por isso, o SIGMUC e os guardas municipais estão na luta para impedir essa barbaridade.