Na manhã desta quarta-feira, 18, o SIGMUC esteve presente em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Os diretores do sindicato, juntamente com a FENAGUARDAS e representantes de outros sindicatos e confederações, participaram do encontro que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.
O SIGMUC e a FENAGUARDAS aproveitaram a ocasião para intensificar as articulações com os representantes do Executivo e do Legislativo para aprovação da PEC que inclui as Guardas Municipais como órgãos da Segurança Pública. Essa é uma das principais pautas da categoria na atualidade e visa solucionar uma grande demanda jurídica e administrativa em todo o Brasil.
Inclusive, os diretores da FENAGUARDAS e SIGMUC fizeram a entrega à Assessoria da Presidência da República do documento oficial com as pautas dos guardas municipais. O presidente da UGT, Ricardo Patah, também entregou ao presidente Lula a camisa do SIGMUC com a campanha de valorização dos guardas municipais.
“Esse evento de hoje é muito importante, pois se trata do primeiro diálogo do presidente da República com os dirigentes sindicais. Participamos enquanto sindicato filiado à FENAGUARDAS e à UGT e, principalmente, como representantes dos guardas municipais de Curitiba”, comenta Rejane Soldani, presidente do SIGMUC.
O objetivo desse encontro foi discutir demandas da classe trabalhadora, em especial, a necessidade de construção de uma política de salário mínimo eficaz e que realmente apresente projeções de reajustes justos. Também foi discutida a importância da valorização da negociação coletiva.