SUGESTÃO LEGISLATIVA DE APOSENTADORIA DE NATUREZA POLICIAL DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA É APROVADA POR UNANIMIDADE.
Foi aprovada à unanimidade a sugestão legislativa de autoria da Vereadora Fabiane Rosa – DC, a qual seguirá para apreciação do Executivo. Destacou a Vereadora que o tema está sendo discutido na reforma da previdência, PEC 133/2019 – Senado Federal, a qual os guardas municipais de todo Brasil estão engajados em inserir as Guardas Municipais nas mesmas regras previstas aos demais policiais. “Não existe justificativa para não conceder a estes profissionais o direito a aposentadoria especial, em razão do alto risco que estão sujeitos no seu dia a dia”, comenta a Vereadora.
Na mesma oportunidade, a Vereadora aproveitou para passar o vídeo elaborado pela FENAGUARDAS – Federação Nacional dos Sindicatos de Guardas Municipais que demonstra a realidade vivida por estes profissionais, que hoje representam a 3ª categoria que mais morreu em atividade na Segurança Pública. “Este é o tipo de estatística que ninguém quer o 1º lugar, mas que representa a realidade vivida por estes profissionais.
As guardas estão a frente de outras instituições policiais justamente por exercerem atividade de risco inerentes a Segurança Pública, e, portanto, é por justiça que estamos na luta pelo reconhecimento deste direito previdenciário”. Comenta os Diretores do SIGMUC.
Outros Vereadores fizeram o uso da palavra para reconhecer o trabalho realizado pelos guardas municipais da cidade, inclusive, comenta o Vereador Bruno Pessutti – PSD, “Mais do que nunca temos que rever a questão da Guarda Municipal como Polícia Municipal”, citando a necessidade da evolução da Segurança Pública.
O Vereador Professor Euler – PSD, relembrou a moção de apoio realizada por iniciativa do parlamentar em favor do reconhecimento da atividade policial da Guarda Municipal de Curitiba, e que é justo o reconhecimento pelo serviço que prestam na Segurança Pública da cidade. O Vereador Tico Kusma – PROS relembra que a Guarda Municipal precisa ser inserida na PEC Paralela e reforça a necessidade de apoiar a causa mediante apoio da casa legislativa.
O SIGMUC parabeniza e enaltece a iniciativa, assim como qualquer proposição da Câmara Municipal que reconheça e busque valorizar o servidor público, em especial os guardas municipais. É preciso entender que a sociedade mudou, e a Guarda Municipal também mudou. “Não é de agora que a Guarda Municipal tem trabalhado ativamente na proteção da população de Curitiba, e não é possível fazer Segurança Pública sem que haja uma proteção e um tratamento igualitário às demais forças de segurança”. Finalizam.
Os Diretores do SIGMUC estarão participando junto com os demais diretores da FENAGUARDAS em Brasília na próxima semana para apresentar aos Senadores o que vem sendo construído em conjunto com as Casas Legislativas Municipais.
SIGMUC – APOSENTADORIA POLICIAL JÁ!