Devido a solicitações, os diretores do SIGMUC compareceram em dois postos de serviço da Regional de Santa Felicidade e CIC: Parque São Lourenço, 4º DMU e Almoxarifado da Saúde, para verificação das condições de trabalho em que os guardas municipais estão submetidos.
No Parque São Lourenço, um dos mais visitados de Curitiba, o SIGMUC encontrou diversas irregularidades, o que configura descumprimento da Lei Federal n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977 e Portaria n.º 3.214, 08 de junho de 1978. As condições de higiene e de logística, estão longe de se adequar a qualquer legislação de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Fios desencapados, cadeiras remendadas, acúmulo de lixo, e equipamentos sucateados, são uns dos itens irregulares identificados.
No 4º DMU, foi encontrado inúmeros postes de iluminação apagados, sem a devida manutenção. O local não possui condições adequadas de segurança e deficiências graves foram diagnosticadas.
Já no almoxarifado da Saúde, as coisas não são diferentes. No local, a tempos atrás, até existia um sistema de vídeo monitoramento, porém devido à falta de manutenção o equipamento atualmente não funciona. Outras questões graves foram evidenciadas.
Os problemas identificados pelo SIGMUC serão encaminhados aos órgãos municipais competentes para providências, e ao Ministério Público do Trabalho em último caso.
O SIGMUC também alerta sua categoria para que havendo irregularidades em seu posto de serviço, entre em contato pelo telefone 3264-5062 ou pelo link de denúncias: http://sigmuc.com.br/sistema/denuncia.php onde é possível fazer o envio de fotos. As denúncias não serão identificadas.
Denuncie irregularidades clique aqui