Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Em ato realizado em frente à Prefeitura, centenas de guardas municipais protestaram pela falta de valorização e respeito.

VI…NADA

Os guardas municipais, cujo plano de carreiras se encontra congelado desde 2017, não aceitam mais desculpas e promessas, e requerem valorização salarial e melhoria das condições de trabalho. “É um descaso o que vem ocorrendo conosco”. Desabafam os guardas.

VENCIMENTO BÁSICO

A ultima progressão linear na carreira ocorreu em 2016, e com o congelamento do plano em 2017 (PACOTAÇO), nenhum guarda conseguiu avançar na carreira, e somada a uma política de defasagem salarial promovida pela atual gestão, atualmente o vencimento base da carreira da Guarda Municipal, equivale a menos de dois salários mínimos. “Curitiba paga um dos piores vencimentos base de Guarda Municipal da região, ficando muito abaixo das demais cidades da Região Metropolitana.” Pontuam os diretores do SIGMUC. “A situação é grave, e a insatisfação só aumenta”.
Mesmo com o descongelamento, se não ocorrer o reenquadramento funcional dos guardas nas suas respectivas referências dentro do Plano de Carreira, a carreira estará completamente comprometida.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

O sindicato vem sistematicamente denunciando as condições de trabalho a que são submetidos os profissionais. “Toda semana uma ou duas viaturas baixam por problemas mecânicos já conhecidos ou por falta de manutenção periódica. É só maquiagem.” Reclamam.

Outro ponto que tem atrapalhado o serviço dos guardas municipais é a falta de acesso aos sistemas de segurança pública, e a retrógrada mentalidade de preenchimento das ocorrências em papel. “Uma cidade que se diz inteligente e vive na era do papel carbono”. Apontam.

DESMILITARIZAÇÃO

Não é coincidência, mas toda vez que a Guarda Municipal tem um Secretário Militar, as tensões aumentam e a instituição não avança.

FALTA DE DIÁLOGO

A principal marca da atual gestão é a falta de diálogo com os servidores. A diretoria do sindicato jamais foi recebida pelo prefeito. “Não nos recebe porque sabe que nossos argumentos são sólidos e irrefutáveis. Nem parece a mesma pessoa que foi recebida no sindicato durante a campanha de seu primeiro mandato. Temos todos os áudios das promessas.” Lembram.
A diretoria tentou apresentar a pauta de reinvindicações no gabinete do prefeito, mas não foram recebidos. “Esse é o respeito que dispensam aos que diuturnamente se dedicam à segurança da cidade e seus cidadãos”. Completam.

MOBILIZAÇÃO

Os guardas já estão se mobilizando internamente para os próximos atos que estão sendo programados pelo sindicato. “A pauta foi protocolada na SMAP, e é de conhecimento da administração. Queremos avançar e não aceitaremos protelação dos nossos direitos. Já acumulamos grandes perdas e a situação é crítica.” Reforçam.

INCOERÊNCIA

Apesar de tanto descaso, as notícias que surgem da administração, causam revolta na categoria. Circula a informação que estão sendo realizadas alterações no organograma da Secretaria, prevendo aumento no valor das funções gratificadas e a criação de novos cargos em comissão. Os custos com esse “agrado” de GRECA para aqueles que estão na cúpula da corporação e já são bem remunerados, comportaria e comprometeria os avanços de toda carreira. “Mais, para quem tem muito, nada, para quem tem pouco. Se for confirmada estas informações, os atos de manifestação da categoria não pararão por aqui e serão constantes”. Confirmam os diretores.

SIGMUC – VALORIZAÇÃO JÁ

Acompanhe aqui a pauta apresentada

pauta_economica