A reunião realizada na noite desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal, possibilitou que a votação do projeto de criação do cargo de agentes de trânsito, seja adiado por mais algumas sessões, por sugestão dos vereadores presentes.
O debate foi promovido pela intervenção do SIGMUC,como forma de ampliar o debate sobre a Guarda Municipal atuar no trânsito da Cidade.
A polêmica começou com mais um passo do Executivo no sentido de prosseguir com a transferência das competências de fiscalização do trânsito, da Urbs para a secretaria municipal do Trânsito (Setran), criando nova estrutura, com a abertura de mil vagas.
O projeto estava na Ordem do Dia de segunda-feira (23), mas foi retirada da pauta após acordo entre as lideranças partidárias.
Este adiamentopor três sessões, foi em virtude de reunião entre vereadores, o assessor técnico legislativo da Prefeitura de Curitiba, Paulo Valério, Luiz Vecchi e Rejane Soldani, presidente e tesoureira do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (SIGMUC).
Após diversos questionamentos, principalmente dos guardas municipais presentes e dos representantes sindicais que apoiam a atuação da Guarda Municipal no trânsito,por sugestão do vereador Serginho do Posto, surgiu o encaminhamento para que o tema não seja posto na pauta da próxima segunda-feira (30). Carla Pimentel (PSC), Chico do Uberaba (PMN) e Professora Josete (PT), que permaneceram até o final da audiência, endossaram o novo adiamento para aprofundar o debate.
CREDENCIAMENTO DOS GUARDAS MUNICIPAIS
O Sindicato e toda categoria defende o credenciamento dos guardas municipais,para que juntamente com os atuais 355 agentes de trânsito, possam trabalhar nas atividades de fiscalização e educação do trânsito da cidade.
O presidente do SIGMUC, GM Luiz Vecchi, defendeu que na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a fiscalização é feita pela guarda municipal do município, mediante convênio com a secretaria estadual de Segurança Pública.
Estavam presentes:Marcos de Bem e Ivan Domingues dos Santos, presidente e vice do Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar de Curitiba (Sindotec); Marcelo Araújo, membro da Comissão de Trânsito da seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Luís Antônio Biazetto, da União Geral dos Trabalhadores (UGT); membros dos sindicatos da Polícia Federal e da Polícia Civil; superintendente da secretaria municipal de Recursos Humanos , Christian Luiz da Silva; Valdir Mestriner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano); guardas municipais e agentes de trânsito.
Os vereadores Tico Kuzma, PierPetruzziello, Geovane Fernandese Felipe Braga Côrtes Cristiano Santos , Tiago Gevert e Rogério Campos se manifestarem a favor da incorporação da função de agente de trânsito pela Guarda Municipal.