LEI FEDERAL 13.022/14: SIGMUC NOTIFICA PREFEITO.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

A lei federal 13.022/14, também conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais tornou-se plenamente exigível na data de hoje (11/08/16).

 

Embora tenha sido sancionada em 8 de agosto de 2014, a Lei Federal foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de agosto de 2014 e estabeleceu um prazo de dois (2) anos para que as prefeituras pudessem se adaptar as novas exigências.

 

Infelizmente, em Curitiba, a administração municipal não adotou nenhuma medida no sentido de adaptar-se a Lei.

 

Hoje, ao término do prazo, a administração de Curitiba não pode apresentar nenhuma medida concreta tomada neste sentido.

 

Apesar da Guarda Municipal de Curitiba, desde sua criação, atuar na proteção sistêmica da população, o Estatuto Geral das Guardas Municipais trouxe novidades, como a exigência de órgãos próprios, permanentes e autônomos de controle, como a Ouvidoria e Corregedoria.

 

Desta forma, a Corregedoria da Guarda Municipal, tem que ser órgão próprio e autônomo, realizando o chamado ciclo completo. Atualmente em Curitiba, temos a Comissão Permanente de Sindicância (CPS), órgão da Procuradoria Geral do Município, fazendo este papel, o que contraria a lei.

 

“Não vislumbramos nenhuma ação concreta vinda da atual administração, no sentido de realizar as adequações necessárias, principalmente no tocante a Corregedoria da Guarda Municipal”, destacou o presidente do Sigmuc, GM Luiz Vecchi.

 

Desta forma, o sindicato notificou o prefeito Gustavo Fruet, exigindo o cumprimento da lei federal.

 

Infelizmente chegamos neste ponto, dois anos se passaram e nada foi feito” – afirmou o presidente do SIGMUC, GM Luiz Vecchi – “estamos levando a questão ao conhecimento do Ministério Publico e do Judiciário”.

 

O SIGMUC convoca os guardas municipais a comparecerem à  Assembléia Geral Extraordinária no dia 18/08/16, às 19h00m, na sede do Sindicato, para tratar sobre este e outros assuntos de interesse da categoria.

 

Diretoria do SIGMUC. JUNTOS SOMOS FORTES!

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias